MP cria Secretaria de Aviação Civil

 

21/03/2011 18:07

MP cria Secretaria de Aviação Civil

 

O governo encaminhou à Câmara a Medida Provisória 527/11, que cria a Secretaria de Aviação Civil, com status de ministério e subordinada diretamente à Presidência da República. O texto transfere do Ministério da Defesa ao novo órgão a atribuição de coordenar as políticas do setor.

Com isso, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), hoje ligadas à Defesa, ficam subordinadas à secretaria. Ao ministério caberá o controle do espaço aéreo.

De acordo com a MP, a secretaria, e não mais a Anac, poderá propor ao presidente da República a “declaração de utilidade pública”, que permite conceder à iniciativa privada o direito de explorar aeroportos.

Investimentos
Um dos objetivos da medida provisória, segundo o governo, é melhorar a estrutura aeroportuária do País para atender ao aumento de demanda durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Para garantir o investimento no setor, a MP cria o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), vinculado à nova secretaria, que receberá recursos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos. A verba desse programa vem de 20% das tarifas aeroportuárias, como a de embarque e de pouso. Todas as informações contábeis e financeiras do fundo deverão ser disponibilizadas no site da secretaria.

De acordo com a MP, o órgão deverá elaborar estudos e projeções sobre aviação civil, infraestrutura aeroportuária, aeronáutica civil e logística do transporte aéreo. A intenção é implementar um planejamento estratégico do setor, com definição de prioridades de investimentos.

Cargos
A medida provisória cria, ainda, 129 cargos para a nova secretaria, além de 100 vagas de controlador de tráfego aéreo. Ao mesmo tempo, prorroga os contratos temporários de 160 controladores, que venceriam no fim deste mês, para março de 2013.

Essa prorrogação poderá ser estendida até 2016, por ato conjunto dos ministros da Defesa e do Planejamento, caso não seja possível substituir os temporários por servidores efetivos.

Tramitação
O texto passará a trancar a pauta da Casa em que estiver tramitando a partir do dia 2 de maio.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição – Daniella Cronemberger
 Agência Câmara de Notícias

 
 
 

Notícias

Apresentar RG falso não é ato de autodefesa

Extraído de JusBrasil Apresentar RG falso não é ato de autodefesa Extraído de: Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo - 12 horas atrás O ato de falsificar a carteira de identidade não pode ser interpretado como uma forma de autodefesa. Foi o que entendeu a 1ª Câmara...

Pacotes de viagens

  Nas compras pela Web, vale direito de arrependimento O Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), garante Ferri Júnior, assegura ao consumidor o direito de reflexão nos casos de compra de um produto fora do estabelecimento comercial por meio dos correios, internet, telefone ou...

JT determina validade de assinatura digital em petição protocolada pela União

JT determina validade de assinatura digital em petição protocolada pela União Extraído de: Portal Nacional do Direito do Trabalho - 1 hora atrás A Turma Recursal de Juiz de Fora considerou válida a assinatura digital utilizada por advogado da União para assinar petição inicial em processo de...

Criminalistas afirmam: PEC dos Recursos viola a presunção de inocência

Extraído de Portal do Holanda 16 de Maio de 2011 Criminalistas afirmam: PEC dos Recursos viola a presunção de inocência - O argumento do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cesar Peluso, de que se tivesse sido aprovada, nos últimos dois anos, a PEC dos Recursos só teria prejudicado...

A "PEC do Peluso" está na mira dos juristas

Extraído de DireitoNet Juristas são contra PEC dos Recursos 16/mai/2011 Fonte: OAB - Conselho Federal A "PEC do Peluso" está na mira dos juristas. Os maiores advogados do país abriram guerra contra a proposta de emenda à Constituição que altera os artigos 102 e 105 da Carta para transformar os...